terça-feira, 26 de abril de 2016


CASA TÉRREA OU SOBRADO?
(parte 1)


Uma das primeiras decisões na hora de construir uma residência  envolve a escolha por uma casa térrea ou um sobrado. Apesar de muitos terem isso definido, outros se debruçam na dúvida. 
E como decidir?

A escolha pode esbarrar em muitos fatores como preferências pessoais, tamanho do terreno, topografia, se existe o desejo por uma casa sem barreiras de locomoção, orçamento disponível, etc. Mas tanto uma casa térrea como um sobrado apresentam vantagens e desvantagens as quais deverão ser avaliadas em conjunto com a realidade de cada situação.

Na experiência do escritório THEROOM ARQUITETURA E DESIGN, uma das primeiras preocupações que observamos em nossos clientes é o custo da obra. Sempre explicamos à eles que esse custo é relativo e nem sempre uma residência térrea possuirá um valor final menor e vice-versa.

Em um comparativo entre uma residência térrea e um sobrado que possuam a mesma metragem quadrada, de um modo geral, a casa térrea contará com mais fundação, pois toda a edificação estará em contato direto com o terreno e, também, contará com maior área de telhado. Contudo, ao mesmo tempo que o sobrado terá menos fundação e menos telhado, a fundação deverá ser mais profunda e suportar uma carga maior resultando em um custo, também, maior.

A escada também é um elemento que representa custo em um sobrado além de ocupar um espaço o qual poderia ser ocupado por outro ambiente. E devemos nos lembrar da possibilidade de presença de crianças pequenas na residência. Neste caso, soluções para impedir o acesso delas às escadas quando não estiverem sendo assistidas, devem ser previstas.  Por outro lado, a escada pode ser vista como algo muito especial, um elemento escultural que em muitas situações funcionará, inclusive, como divisor de ambientes integrados. Muitos dos nossos clientes sonham com uma escada quando descrevem a residência que gostariam. Olhando por essa perspectiva, a presença da escada se transformará num investimento caso a residência seja colocada no mercado imobiliário para venda.

Agora tratando de conforto ambiental, costuma-se dizer que sobrados tem uma tendência a serem mais ventilados e iluminados por serem mais altos permitindo também visões mais amplas. Mas um bom projeto de arquitetura criará, igualmente, uma ventilação e iluminação adequados numa residência térrea. Já quanto as visões mais amplas, nem sempre isso é verdade, pois você provavelmente contará com vizinhos próximos nas divisas laterais e ao fundo da residência, ou seja, a visão ampla talvez acabará se transformando num problema, por exemplo, se você ou seu vizinho tiverem vista direta para dentro da suíte um do outro. Vale lembrar que um bom profissional conseguirá trabalhar esse aspecto no momento da realização do projeto.

O tamanho do terreno é outro tópico importante já que ele pode ser um obstáculo para quem pensa numa residência térrea, ou seja, talvez será necessário um gasto extra com um lote maior para se ter um casa térrea. Em situações as quais o terreno é pequeno ou muito estreito, um sobrado possivelmente será mais viável, pois ele ocupará menos área permitindo, assim, ganhar mais espaço livre para quintal ou área de lazer.

A topografia, ou seja, os desníveis existentes no terreno, também pode ser um problema e dos grandes para quem almeja uma residência plana ou até para aqueles que desejam um sobrado, mas com o primeiro pavimento sem diferenças de níveis. Neste caso, mesmo que você esteja disposto a cobrir os gastos que um nivelamento exigirá, é necessário verificar se a restrição urbanística do seu lote permite tal procedimento.  Essa é uma experiência vivida por alguns clientes nossos que realizaram a compra de terrenos em condomínios fechados. Sem terem conhecimento das regras para aterros e desaterros contidas na restrição urbanística do condomínio, muitos adquirem terrenos com grandes desníveis topográficos na intenção de construir uma casa plana e levam um susto quando descobrem que a legislação impõem limites nesse tópico não sendo possível, em alguns casos, alcançar o nivelamento necessário para se conseguir uma residência sem degraus. Alguns condomínios limitam a altura dos aterros e desaterros afim de garantir que  a altura final das edificações não fique muito desproporcional em relação a casa vizinha. Portanto, atenção nesse item na hora de comprar o terreno.

Outro aspectos importante que temos observado em nosso escritório é um aumento na procura por casas sem barreiras de locomoção. Sendo assim, o sobrado que exigirá uma escada, poderá ser um complicador para idosos e pessoas com dificuldades de se locomover ou que estejam planejando um residência para a vida toda. Apesar da possibilidade de instalação de um elevador no momento da construção, essa é uma solução que exigirá um certo investimento, mesmo para modelos domésticos mais em conta bastante comuns no mercado hoje em dia.

Mas sempre existem opções que irão se adequar à sua realidade. Por exemplo, caso você não abra mão de uma residência com dois pavimentos e não queira instalar um elevador de imediato, peça ao seu arquiteto(a) para deixar o local do elevador já planejado, assim você poderá instalá-lo num outro momento.

Outra alternativa, para quem não quer um elevador, é deixar uma suíte na parte térrea da casa para uma eventual necessidade. Essa solução costuma ser bastante interessante e funcional, pois essa suíte poderá ser usada temporariamente  como escritório e o banho funcionar também como lavabo. Tal solução, inclusive, se transformará em um atrativo caso a residência seja colocada à venda.

Como podem ver, tanto a casa térrea quanto o sobrado possuem vantagens e desvantagens. Não é nossa intenção deixá-los ainda mais confusos diante de tantas informações contrastantes, muito pelo contrário. A mensagem a qual queremos deixar aqui é que a decisão por uma residência térrea ou um sobrado não deve se basear apenas nos custos comparativos gerais entre um e outro. Como dissemos antes, são muitos os fatores que devem ser avaliados e esses fatores serão diferentes para cada futuro proprietário.

Desta forma, a ajuda de um bom profissional que levará em consideração todos esses  fatores da sua realidade será imprescindível para acessar as vantagens e desvantagens de se optar por uma casa térrea ou um sobrado.

Em breve publicaremos mais dicas e exemplos sobre esse assunto. Não percam!






Nenhum comentário: